INFORMATIVO RURAL

Olir Schiavenin - Presidente

19/09/2019


  •  Calendário do ITR da próxima semana: 

Flores da Cunha

23/09        Segunda-feira São Liberal e Fulina

24/09        Terça-feira      Lagoa Bela

25/09        Quarta-feira    Flores da Cunha e arredores

 

Nova Pádua

23 e 24/09            Segunda e Terça-Feira           Travessão Curuzu

 

Para a declaração do ITR, os proprietários deverão se apresentar com os seguintes documentos: CPF do proprietário; INCRA 2018 (CCIR); escritura em caso de compra ou venda de imóveis rurais.

 

  • Década da Agricultura Familiar: 

Ocorreu no dia 11 o lançamento da Década da Agricultura Familiar que será celebrada em todo mundo nos próximos 10 anos.

Estudos estimam que a população mundial tende a aumentar, e muito, nos próximos anos. De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), nos próximos 30 anos o mundo terá 2 bilhões de habitantes a mais, atingindo a marca de 9,7 bilhões de habitantes. Até 2100, este número pode chegar a 11 bilhões de pessoas.

Com o aumento da população mundial, consequentemente, a demanda por alimentos será maior nos próximos anos. Neste sentido, a ONU declarou o próximo período de 10 anos, de 2019 até 2028, como a Década da Agricultura Familiar.

Ainda de acordo com dados da organização, cerca 90% das 570 milhões de propriedades agrícolas do planeta são administradas por um indivíduo ou por uma família e são dependentes de mão de obra familiar. Elas são responsáveis por 80% de toda a comida do planeta. A organização considera que a agricultura familiar é fundamental para garantir que produção de alimentos acompanhe o aumento populacional, garantindo que todos tenham acesso a comida.

Pelos próximos 10 anos, o mundo inteiro falará sobre a agricultura familiar e dos alimentos que dela provém. O intuito da ONU é fazer com que todos os setores da sociedade, desde os produtores até os governantes possam estar lado a lado discutindo a valorização e a continuidade da agricultura familiar. É preciso que os governos, as entidades representativas e a sociedade, entendam a importância das famílias que vivem no campo e que produzem os alimentos que chegam nas mesas, e trabalhando em conjunto para solucionar problemas que hoje afligem algumas cadeias, tais como a do leite, a da uva, a do arroz e outras. Também são necessárias políticas públicas novas, que garantam renda ao produtor e que estimulem a permanência dos jovens nas propriedades rurais, dando continuidade as atividades de suas famílias. A ONU estima que 80% dos alimentos  necessários no futuro, virão da agricultura familiar.

Hoje a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da produção de alimentos do planeta.



Fonte: STR