INFORMATIVO RURAL

Olir Schiavenin - Presidente

09/08/2019


  • O agricultor e o meio ambiente: 

Em função de acusações negativas que o setor agrícola é uma ameaça ao meio ambiente, feito por pessoas que não convivem e muito menos conhecem a realidade, afirmo com toda a convicção e baseado em dados estatísticos que essas afirmações não são verdadeiras e que precisamos desmistificá-las.

Os dados mostram claramente que mais da metade do território brasileiro é preservado pelos agricultores.

Pergunta: qual é a categoria do Brasil que reserva boa parte de seu patrimônio pessoal e privado para preservar o meio ambiente?

Somado as áreas protegidas por unidades de conservação, áreas indígenas e terras devolutas o total do território preservado no Brasil ultrapassa os 66% do total.

Enquanto que nos países europeus e nos Estados Unidos, o índice de preservação não chega a 10% de seu território.

Acusar o agricultor brasileiro de não proteger e preservar é uma ignorância de quem o faz.

As pressões sobre essa questão se baseiam nos interesses de grandes grupos econômicos internacionais apoiados por organizações nacionais que tentam se proteger por traz de nosso potencial ambiental.

Diante dessa realidade, podemos afirmar que o agricultor é o que mais preserva o meio ambiente e quem o acusa é injusto e demonstra não ter o mínimo conhecimento sobre o tema.

 

  • Declaração ITR 2019: 

A prestação de serviço da Declaração do ITR – Imposto Territorial Rural 2019 pelo Sindicato iniciará no próximo dia 26 de agosto em Flores da Cunha e no dia 02 de setembro em Nova Pádua. Na próxima edição estaremos divulgando o calendário completo.

 

  • Excursão para Expointer 2019: 

O STR está organizando uma excursão para visitar a maior feira agropecuária da América Latina, a Expointer 2019 que será realizada em Esteio de 24 de agosto a 1º de setembro. O ônibus sairá no dia 28 de agosto, quarta-feira, às 6:00 horas, em frente a sede do STR.

Os associados interessados em participar, deverão se inscrever pessoalmente junto ao sindicato até o dia 23 de agosto. O retorno da viagem está previsto para as 18:30 horas.

 

  • Custo de produção: 

O STR juntamente com os demais Sindicatos integrantes da Comissão Interestadual da Uva, com assessoria técnica do Dieese, está realizando a pesquisa de preços de todos os itens que compõem a planilha de custo de produção da uva para a safra 2019/2020.

Após a pesquisa, os dados serão enviados ao departamento técnico do Dieese que através de metodologia específica realizará o cálculo dos valores e apurará o resultado.

Os dados serão utilizados como um dos argumentos mais importantes para a definição do preço mínimo da próxima safra que deverá ser fixado pelo Governo Federal no final do mês de novembro.



Fonte: STR