INFORMATIVO RURAL

Olir Schiavenin - Presidente

19/07/2019


  • Gratidão: 

Agradeço em nome da Diretoria do Sindicato a todas as mulheres Trabalhadoras Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua pela numerosa participação no 9º Encontro das Trabalhadoras Rurais, realizado na quinta-feira dia 11 de Julho que lotou as dependências do Auditório do nosso Sindicato. O evento atingiu seu objetivo de proporcionar um momento de encontro, troca de ideias e reflexão sobre a importância de viver com alegria e motivação.

O tema “autoestima e motivação” abordado pela palestrante Vera Miranda encantou a todas pelo seu conteúdo e pela e forma descontraída e alegre com que foi abordado.

O Encontro oportunizou a arrecadação de cerca de 200kg de alimentos que foram doados a pessoas carentes pela Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Após o Encontro aconteceu o Brechó da Liga cujos valores arrecadados foram destinados para a aquisição de medicamentos que serão doados às pessoas carentes portadoras de câncer. A todas que participaram e colaboraram nosso reconhecimento e gratidão.

 

  • Reforma da Previdência: 

A Câmara dos Deputados aprovou em 1º Turno a Proposta de Reforma da Previdência por 379 votos à favor e 131 contra.

- Trabalhadores Urbanos: Para se aposentar por idade os trabalhadores urbanos deverão atingir 65 anos homens e 62 anos as mulheres.

 Por tempo de contribuição, com 20 anos de contribuição, o valor do benefício corresponde a 60% da média salarial. Cada ano a mais de contribuição aumenta 2% da média ao valor do benefício.

É preciso acumular 40 anos de contribuição para ter direito a aposentadoria integral da média de 100% dos salários de contribuição para os homens. E para mulher são 35 anos de contribuição para ter aposentadoria integral.

- Trabalhadores Rurais: Para os trabalhadores rurais a Reforma da Previdência não altera em nada as atuais regras, pois graças ao trabalho e a luta incessante dos sindicatos de trabalhadores rurais junto ao poder executivo e legislativo Federal, estão fora da Reforma da Previdência.

Portanto, tudo continua como está na Constituição Federal, ou seja: os homens continuam se aposentando aos 60 anos de idade e as mulheres aos 55 anos. A carência do período de prova de atividade também continua 15 anos bem como a forma de contribuição via Talão de Produtor.

A votação em segundo turno na Câmara está prevista para o mês de Agosto após o recesso Parlamentar. A seguir  a proposta será votada no Senado também em 2 turnos.

Se aprovado pelo Congresso o texto será regulamentado e as novas regras passarão por um período de transição.



Fonte: STR