INFORMATIVO RURAL

Olir Schiavenin - Presidente

05/07/2019


  • Acordo Brasil x União Europeia: 

A assinatura do acordo Brasil x União Europeia nos traz grande preocupação em relação ao futuro da vitivinicultura nacional.

Entendemos que ao assinar um acordo, deve-se observar as peculiaridades de cada setor.

A vitivinicultura brasileira sofre com os altos tributos sobre o vinho e a falta de subsídios para os produtores de uva.

O vinho europeu é competitivo e pelo acordo chegará ainda mais barato para o consumidor.

É desde 2003 que debatemos com o Governo os termos da negociação entre Mercosul e União Europeia e que reivindicamos a manutenção de barreiras para a entrada do vinho europeu, como quotas, preço mínimo e maior prazo para redução das tarifas que o  acordo o estabelece em 15 anos.

A isenção total das tarifas de importação dobrará o volume de vinho importado, como aconteceu com o acordo bilateral com o Chile. Isso trará prejuízo a todo setor vitivinícola.

Para compensar esse prejuízo, é necessário medidas internas, a exemplo de como o governo europeu trata os produtores, destinando anualmente mais de 1 bilhão de euros em apoio aos viticultores.

A Europa produz 60% do vinho de todo o mundo e detém 60% do mercado de exportação. Isso nos faz refletir seriamente sobre qual será o futuro dos produtores de uva e vinho do país.

 

  • 9º Encontro de Trabalhadoras Rurais: 

Acontece na próxima quinta-feira, dia 11, no auditório do STR, o 9º Encontro das Trabalhadoras Rurais, com a seguinte programação:

13:30hs – Abertura

14:00hs – Palestra: Valorização, autoestima e motivação, com Vera Miranda

15:30hs – Brechó da Liga

16:00hs – Coquetel de Confraternização

Trabalhadora rural, venha participar de mais esse evento de valorização da mulher e traga um quilo de alimento não perecível que será doado à Liga de Combate ao Câncer.

 

  • Campanhas: 

Lembro aos associados que as campanhas do STR e da Regional continuam em 2019. Para concorrer, basta pagar a mensalidade de 2019 até o final do mês de novembro.

- Campanha do STR “Pagar mensalidades dá prêmios” terá sorteio de 10 prêmios, no dia 07 de dezembro, durante a 25ª Festa do Aposentado.

- Campanha dos Sindicatos da Regional Serra terá sorteio no dia 03 de dezembro e distribuirá 49 prêmios em dinheiro.



Fonte: STR