Informativo Rural

Olir Schiavenin - Presidente do STR

29/03/2018


Suco Artesanal:

            O Senado aprovou na semana passada, o projeto que regulamenta a produção e venda de sucos e polpas da agricultura familiar. Agora a medida vai à sanção. Hoje o pequeno produtor rural é desestimulado a processar sua matéria-prima em razão das exigências para registro, como consequência, apenas 1% dos sucos e polpas consumidos no país têm procedência de pequenas propriedades.

            Pelo projeto, o procedimento para o registro do estabelecimento, bem como os requisitos de rotulagem dos produtos serão simplificados, conforme regulamento. O texto ainda mantém a exigência de supervisão de um responsável técnico habilitado, padronização e envasilhamento.

            Já a comercialização deve ocorrer diretamente ao consumidor final na sede do estabelecimento, em local mantido por associação de produtores, em feiras livres ou para programas de aquisição de alimentos.

            Essa é mais uma demanda há muito tempo apresentada pelo setor ao Governo Federal e assim que for viabilizada se constituirá em mais uma alternativa de agregação de renda aos agricultores familiares.

 

Preço do Leite:

            O preço do leite comercializado nesse mês de março e que será pago ao produtor no mês de abril, está projetado no valor de R$ 0,99 ao litro. Esse preço representa uma valorização de 3% em relação ao preço do mês anterior.

            O principal fator que está contribuindo para a elevação do preço é a redução da oferta que diminuiu em torno de 10% nos últimos três meses.

            Essa pequena valorização não atende a expectativa dos produtores e ainda depende de dois fatores para melhorar: a recuperação da economia e a chegada do frio, que estimula o consumo de produtos lácteos.

 

Preço da Uva:

            Em relação ao preço da uva, que assim como todos os demais produtos agrícolas da agricultura familiar, não está a contento dos produtores, estamos trabalhando junto aos órgãos competentes do Governo Federal para a liberação de recursos para criação de um Programa de Escoamento da Produção. Essa medida teria como objetivo a diminuição dos estoques de vinhos e consequentemente obter uma melhor valorização para a matéria-prima uva.

            Todos sabemos que esse valor que está sendo proposto para essa safra, não atende à necessidade dos produtores e está muito abaixo do custo de produção. Essa posição precisa ser revista, sob pena de desestimular ainda mais os produtores.

            Estamos procurando todas as alternativas e medidas possíveis para reverter a situação, a fim que os produtores não sejam prejudicados ainda mais.



Fonte: STR