INFORMATIVO RURAL

Olir Schiavenin - Presidente

27/09/2019


  • Posse de armas em propriedades rurais: 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na terça-feira (17), lei que amplia a posse de armas de fogo na área rural. Aprovada pelo Congresso Nacional em agosto, a lei 3.715/2019 altera o Estatuto do Desarmamento ao considerar como domicílio ou residência toda área do imóvel rural, e não apenas a sede. O tamanho da área não é considerado como determinante, podendo ela ser pequena, média ou grande. 

No nosso entendimento, o ideal seria que o Estado cumprisse o seu papel de garantir a segurança de todos os brasileiros, além de fazer cumprir a sua constituição. Como isso não acontece, nossos agricultores estão expostos a criminalidade. A lei sancionada pelo presidente Bolsonaro garante ao produtor o direito de defender a si próprio, a sua família e a sua propriedade.

Poder ter uma arma para utilizar em toda a extensão da propriedade, não garante a segurança do agricultor, mas inibe a ação de criminosos que não terão mais a certeza de entrar em um local desarmado e desprotegido.

 

  • Safra recorde de grãos: 

Com um crescimento de 6,4% na produção, este ano o país deverá colher 242,138 milhões de toneladas de grãos. Além de ultrapassar os 227,7 milhões da safra anterior (2017/2018), os dados confirmam que a safra 2018/2019 foi um recorde da série histórica. O crescimento deve-se à maior produção nas culturas de algodão e milho. Os dados foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última terça-feira.

 

  • Cadastro do ITR: 

O prazo para fazer a declaração do ITR 2019 vence na próxima segunda-feira, dia 30 de setembro, conforme foi divulgado nesse espaço durante todo esse mês.

Alertamos aos que ainda não conseguiram fazer a declaração, que os mesmos deverão fazê-la até segunda-feira, pois passado esse prazo, a Receita cobrará multa, juro e correção monetária sobre o valor a ser pago.

 

  • Encontro Nacional dos Produtores de Alho: 

Os preparativos para o 32º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, que ocorre no dia 08 de novembro, na cidade de Ipê, começam a se intensificar.

Os organizadores do evento – Anapa, Agapa e o STR – estão trabalhando na preparação de toda a programação que inclui palestra sobre novas técnicas, mercado do alho, atuação das associações e culmina com jantar de confraternização.

Mais informações sobre o evento serão abordadas nas próximas edições.



Fonte: STR