INFORMATIVO RURAL

Olir Schiavenin - Presidente

26/07/2019


  • Embalagens de agrotóxicos: 

O STR informa aos produtores que devolveram as embalagens vazias de agrotóxicos devem obrigatoriamente retirar os comprovantes da coleta. Os agricultores que realizaram a devolução em Nova Roma e Alfredo Chaves já podem retirar o comprovante na Secretaria da Agricultura, já as pessoas que entregaram nos distritos de Mato Perso e Otávio Rocha podem retirar os comprovantes nas respectivas subprefeituras.

Neste ano 851 agricultores devolveram as embalagens na campanha que foi organizada pela Secretaria de Agricultura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Departamento de Meio Ambiente. Participaram da ação as empresas: Agrimar, Agrocaxias, Agropro, Agrosul, Coopervil, Cooprado, Florença, Agrícola H&F, Agrícola Safra, Agrícola Sonda, Santa Clara, Solagri e Cooperativa Agropecuária Petrópolis.

O comprovante de entrega das embalagens é um documento muito importante para o agricultor, pois o mesmo poderá ser exigido quando necessário pelos órgão de controle ou mesmo quando o produtor rural acessar políticas e programas públicos.

 

  • Agricultor destaque: 

Foi entregue ontem na Câmara de Vereadores o Certificado Agricultor Destaque 2019. A homenagem presta reconhecimento nesse ano pela 12ª vez a três agricultores.

Nessa edição recebem a distinção os agricultores: Ademir Lovison da Comunidade São Judas Tadeu, Leandro Piazza do Travessão Alfredo Chaves e Rafael Gasparetto da Comunidade Santa Juliana do distrito de Mato Perso.

A eles nossa homenagem e reconhecimento.

 

  • Programa Aquisição de Alimentos (PAA): 

O Programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania através da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. O programa vem sendo executado por estados e municípios em parceria com o MDS e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em nosso município foram cadastrados produtores rurais que comercializarão os produtos para merenda escolar e para os usuários do CRAS, num investimento de aproximadamente R$ 120 mil nesse ano.



Fonte: STR