Agricultor, a mais nobre das profissões

Olir Schiavenin - Presidente do STR

27/07/2018


28 de julho - Dia do Agricultor     

 

     Nada mais justo que se ter um dia dedicado ao agricultor para reverenciar seu árduo trabalho, a dedicação, a perseverança e o compromisso dessa gente que exerce uma das funções mais nobres, a produção de alimentos para as pessoas. E o fazem tendo que enfrentar muitos fatores incontroláveis, como o clima, as pragas e as incertezas dos mercados.

         Por isso, é importante homenagear nossos agricultores e reconhecê-los, considerando a importância de sua nobre profissão e pelo que eles representam para a economia e a sociedade brasileira. Eles são os principais geradores de riquezas para o país, pois a agricultura representa 23,5% do PIB brasileiro.

         A partir do esforço dos nossos agricultores, milhões de empregos são gerados diretamente no campo.

         Por causa da agricultura, que em 2017 exportou o equivalente a U$ 96 bilhões para mais de 150 países, a balança comercial se manteve em equilíbrio e a geração de riqueza aumenta no país a cada ano.

         Olhando para o futuro, em um horizonte até 2050 precisamos dobrar a produção de alimentos. O Brasil tem enorme potencial para ampliar a produção de alimentos e atender grande parte dessa demanda.

         Por isso, é essencial assegurar aos produtores brasileiros meios para que continuem sendo ousados, empreendedores e bons administradores, para fornecer alimentos saudáveis, seguros, adequados e acessíveis para todos.

         Promover condições de vida digna aos agricultores e suas famílias, motivá-los e fortalece-los é um dever do Governo, das entidades e de toda a sociedade brasileira.

         Que os agricultores sejam cada vez mais valorizados e reconhecidos pela importância que sua profissão representa.



Fonte: STR