INFORMATIVO RURAL

Olir Schiavenin - Presidente

19/04/2019


  • Ações em defesa da cultura do alho: 

A Associação Nacional e a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho programaram uma série de ações na defesa da produção nacional do alho.

- Mobilização dos produtores em frente ao TRF-1 no dia 24 de abril para chamar atenção dos juízos sobre a concessão de liminares que prejudicam os produtores nacionais.

- No dia 25, audiência pública na Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados para solicitar apoio dos parlamentares daquela Comissão para a manutenção da taxa anti-dumping no valor de U$ 7,8 a caixa incidente sobre o alho importado da China.

- Dia 16 de maio, audiência pública junto a Secretaria do Comércio Exterior no Ministério da Indústria, Comércio e Relações Exteriores para sensibilizar os técnicos daquele Ministério da necessidade da renovação do direito anti-dumping que vence no próximo mês de outubro de 2019.

Essas ações são muito importantes para causar impacto junto ao Governo Federal sobre a necessidade de manter os instrumentos de proteção e defesa dos produtores de alho do país.

 

  • Ações em defesa dos produtores de uva: 

Na semana passada o STR entregou no Ministério da Agricultura documento solicitando empenho no atendimento das seguintes demandas dos produtores de uva:

- Diminuição dos juros do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

- Aumento da subvenção do Seguro Rural para 60%.

- Implantação do cadastro vitícola e vinícola em todos os estados produtores de uva e vinho do país.

- Maior rigor e eficiência na fiscalização dos produtos derivados da uva para coibir a adulteração e a fraude, principalmente em relação ao uso da água, do suco concentrado que é usada ilegalmente.

- Também foi mostrado a necessidade de melhorar o preço da uva que está muito abaixo do custo de produção calculado pelos sindicatos.

- E que a pesquisa melhore as variedades de uvas existentes para que tenham mais sanidade, resistência às doenças e pragas, melhor qualidade e produtividade.

Essas foram algumas das históricas reivindicações entregues mais uma vez ao Governo Federal pelo STR. Isso tudo para defender, valorizar e garantir a permanência dessa importante atividade da agricultura familiar.

 



Fonte: STR