INFORMATIVO RURAL

Olir Schiavenin - Presidente

01/03/2019


  • Reforma da Previdência: 

Entendemos que a proposta da Reforma da Previdência Social apresentada no dia 20 de fevereiro pelo Governo Federal ao Congresso Nacional é uma grande discriminação da mulher trabalhadora rural.

Se aprovada a proposta, a mulher que hoje se aposenta aos 55 anos de idade passará para 60 anos, o que deixa com a mesma idade do que os homens para ter acesso ao benefício previdenciário da aposentadoria.

Essa discriminação descaracteriza todo o trabalho das mulheres trabalhadoras rurais, as quais enfrentam dupla jornada de trabalho, em casa e na lavoura, numa atividade insalubre sem direito a 13º, férias, enfim, 365 dias ao ano na produção de alimentos.

Além disso, o trabalho rural faz com que a partir dos 50 anos de idade a condição laboral da mulher fica reduzida, justamente pelo excesso de atividade ao longo da vida. E mesmo com todas essas dificuldades ela precisa continuar trabalhando para ajudar no sustento da família.

É isso que o Governo precisa entender, pois não tem como equiparar a idade de homens e mulheres no meio rural e é por isso que precisamos manter a idade de 55 anos para as mulheres como,sempre foi até hoje.

 

  • Documento: 

Por ocasião da abertura da Festa da Uva, na última sexta-feira dia 22 de fevereiro, estivemos reunidos com o Vice-Presidente da República Hamilton Mourão e entregamos documento que solicita a solução de vários problemas enfrentados pelos produtores de uva.

As reivindicações referem-se à manutenção do volume de crédito e com juros do Pronaf subsidiados; ao aumento do valor das subvenção do Seguro Rural para 60%; implantação do cadastro vitivinícola em todos os estados produtores do país; maior rigor na fiscalização dos produtos derivados da uva para evitar adulterações, principalmente da água do suco concentrado que é utilizada ilegalmente e melhoria no preço da uva.

 

  • Feira / seminário / exposição de máquinas:

 Esses eventos são realizados junto com a 10ª Mostra Flores, no final de semana dos dias 23 e 24 de março, nos Pavilhões da Fenavindima.

Programação do seminário das agroindústrias:

- Data: 23/03 - sábado

- Horário:  15 horas

- Local: auditório da Escola de Gastronomia – Parque da Vindima

Serão apresentadas palestras com os temas:

- Startups no agronegócio

- Rastreabilidade agrícola

- Energias renováveis

Após será servido jantar no restaurante do Pavilhão da Fenavindima a todos os participantes. Enquanto que a exposição de máquinas acontecerá no dia 23 e se estenderá até o domingo dia 24.

Lembrando que a Mostra Flores e a Feira Agroindustrial vão do dia 09 ao dia 24 de março.



Fonte: STR