Informativo Rural

Olir Schiavenin - Presidente do STR

16/02/2018


Desafios da Agricultura Familiar:

            Destaco alguns desafios da agricultura familiar nesse início do ano: retomada do crédito fundiário, elevação dos preços dos produtos agrícolas de modo especial da uva e do alho, recursos para o Pronaf, Seguro Agrícola e para o Programa de Habitação Rural.

            Além desses pontos, estamos retomando também a luta contra a reforma da previdência social, que na quinta versão apresentada pelo governo, aparentemente retira do texto os agricultores familiares, mas precisamos ficar alertas para que não sejamos surpreendidos com alguma medida que venha ameaçar nossos direitos.

 

Inflação e Preços:

            As questões que mais preocupam atualmente os produtores rurais se referem ao índice oficial da inflação que não condiz com a alta do custo de vida sentido por todos e a diminuição dos preços que afetam todos os produtos agrícolas e repercutem na economia das famílias e dos municípios.

            Até hoje, não entendemos ainda da onde o governo tirou esse índice mágico de 2% de inflação em 2017, sabendo-se que o preço dos combustíveis, gás de cozinha e energia elétrica e o custo de produção aumentaram.

            Os agricultores de modo geral, estão numa situação muito difícil, complicada e alguns até desesperados com o atual momento.

            Eles investiram na lavoura, desenvolveram novas tecnologias e com isso o custo de produção aumentou e os preços diminuíram. Muitos não vão conseguir pagar os financiamentos nos bancos.

            É preciso mais apoio do governo, com medidas de incentivo à comercialização e controle das importações de produtos primários de outros países, que muitas vezes servem de moeda de troca para exportação de produtos industrializados.

 

Funrural:

            A Lei 13.606 de 09 de janeiro de 2018, alterou a alíquota de contribuição sobre a comercialização da produção agrícola que passou de 2,3% para 1,5%. O novo percentual do Funrural já está em vigor e incide sobre toda a operação de venda de qualquer produto primário comercializado.

 

 

 



Fonte: STR