Informativo Rural

Olir Schiavenin - Presidente do STR

02/02/2018


Importância da Inovação:

            A inovação tecnológica na agricultura familiar é de extrema importância, pois cria condições para a manutenção da viabilidade econômica das propriedade rurais familiares e melhora sua capacidade de aumentar a produtividade, qualidade e consequentemente sua rentabilidade.        

            A inovação contribuiu ainda para a modernização do setor, que necessariamente passa pela capacitação, pelo uso adequado dos insumos, máquinas e equipamentos agrícolas.

            É preciso mudar a velha crença de que a agricultura familiar é só de subsistência. Ela deve ser considerada como um empreendimento rural.

            A agricultura familiar não deixa de ser um negócio, e como tal, precisa ser tratada com atenção e planejada com estratégias que visam a organização de seu processo produtivo a fim de agregar valor ao produto final. Ela está inserida no mercado que é cada vez mais competitivo.

            É fundamental também que agricultores familiares pensem na importância e nas vantagens de trabalharem de forma associativa e cooperativada para facilitar a compra de insumos, acessar o mercado e usufruir das demais vantagens que o sistema oferece.

            O consumidor é cada vez mais exigente e ao comprar um produto, ele avalia uma série de fatores: preço, qualidade, origem, procedência, relação com o meio ambiente e a sustentabilidade e o agricultor deve estar atendo a tudo isso.

            Para que a agricultura familiar seja viável é preciso levar tudo isso em consideração. É necessário também que o produtor entenda a importância de sua profissionalização e capacitação que associados à inovação e tecnologia, lhe garantirão suporte, segurança e sucesso na atividade. Em síntese, isso pode ser chamado de sustentabilidade da agricultura familiar.

            O sindicato é parceiro para colaborar e contribuir, não apenas para o desenvolvimento da agricultura familiar, mas também para motivar e incentivar a permanência do jovem no campo.

           

Safra Cheia e Bolso Vazio:

            Em 2017, o índice médio dos preços recebidos pelo produtor rural caiu em média 11,54% em relação a 2016. Enquanto que o custo de produção de todos os produtos agrícolas aumentou em índices bem acima da inflação, como foi o caso da uva. 

            Para maioria, foi o típico ano de safra cheia e bolso vazio.

            Foi um dos piores resultados econômicos dos produtores dos últimos 10 anos.

            Isso tudo foi ocasionado por diversos fatores, dentre os quais a crise política e econômica, a variação cambial e a conjuntura mundial que teve grande oferta de produtos agrícolas no mercado. E pela falta de apoio e incentivo do governo.

            Esperamos que os preços dessa safra melhorem para proporcionar rentabilidade aos produtores. Vamos lutar e torcer para que 2018 não seja mais um ano de bolso vazio para os produtores rurais.



Fonte: STR